SUPER FACIL - Utilizando Garrafas Pets como Sementeiras
Olá galera! Hoje em nosso blog do pé vermelho de Rolândia, vamos dar continuidade a germinação de nossas sementes.
Você já sabe como escolher a terra ideal para seu plantio? Você conhece nosso projeto? Não? Então acesse nosso primeiro vídeo neste link, você vai gostar. goo.gl/wZjA4L
Hoje vamos mostrar como preparamos nosso sementeira:
1) Para começar precisamos de uma garrafa pet de 3 litros, mas se você não tiver uma garrafa de 3LT não tem problema você pode usar uma de 2LT mesmo. A de 3LT é melhor pois tem mais espaço e pode manter a planta na sementeira por mais tempo. Você pode conseguir estas garrafas vazias, praticamente em qualquer lugar. Aqui em Rolândia, nós pegamos com os amigos e nos buffets. Aqui também tem coleta seletiva nas sextas-feiras. O pessoal costuma deixar as PETs em sacolas separadas.
2) Com as garrafas pets na mão, corte a parte da cabeça da garrafa, para não ter erro, marque 4 dedos da tampa para baixo e aí corte. Precisamos furar o fundo de cada garrafa, pelo menos 5 furos em cada garrafa, você pode furar com uma faca(Muito cuidado), pode furar com uma furadeira com broca para madeira e ferro, a mais fina que tiver, você pode furar com um parafuso ou prender um parafuso com ponta na furadeira e usar. Seja qual for o método que usar tome sempre cuidado para não se ferir. Esses furos são necessários para fazer o escoamento da água, não utilizaremos pratinhos, toda água que ficar dentro do PET será o que a semente vai usar.
3) Escolha bem a terra que vai usar. Você pode pegar a terra de uma praça publica, afinal de contas, o objetivo nosso é que você plante posteriormente em praças.
Escolha sempre uma terra bem adubada, se ver uma arvore bonita, saudável, pode usar a terra ao redor dela.
Você pode comprar terra própria para plantio em viveiros. Mas se não quiser gastar nada, pode fazer uma terra adubada. Basta pegar um um balde velho colocar uma camada de lixo ORGÂNICO( cenoura, batata, chuchu, quiabo, abóbora...) depois uma camada de terra, depois uma camada de lixo orgânico e assim vai até que o balde fique cheio. Deixe por 6 meses e pronto terra extremamente adubada.
4) Coloque um pouco de areia no fundo da garrafa pet, ela vai ajudar a não deixar a terra muito compacta e vai facilitar a drenagem da água. Falando em drenagem da água, nunca podemos molhar demais a terra ou deixar seca. Mas, se for para errar, é melhor errar por colocar água demais, pois as pets, manterão apenas o que a planta necessitar o resto da água será descartada.
No final seu pet ficará como aparece na foto abaixo.
Nossa pet já está pronta para receber as sementes.
Até a próxima.
Comentários
Postar um comentário